quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Alimentação dos Alevinos: microvermes, vermes do vinages ou cistos de artêmia

Alimentação dos Alevinos: microvermes, vermes do vinages ou cistos de artêmia

Dei a meus filhotes microvermes, vermes do vinagre e náuplios de artêmia para ver o que eles preferiam.
Noventa por cento dos filhotes selecionaram os vermes do vinagre ou microvermes em vez de artêmia porque apenas 10% eram grandes o suficiente para comer náuplios. Aos 6 dias de idade, quase todos os filhotes estavam aptos para comer náuplios e então tornaram-se glutões, muitos preferindo náuplios a vermes do vinagre ou microvermes.
Os microvermes parecem ser consumidos mais rápido que vermes do vinagre. Mas, isso pode acontecer devido a ambos tenderem a ir para o fundo do aquário. Por isso, os microvermes estão disponíveis e são comidos primeiro. Quando apenas microvermes ou vermes do vinagre estão no tanque, os vermes são comidos mais rápido do que os microvermes, o que pode indicar que eles apreciam mais os vermes. O problema com isto é que é difícil comparar as quantidades de microvermes e vermes do vinagre.
Observando os filhotes comerem, notei que eles se movem pouco para comer microvermes e vermes do vinagre. Ao contrário, os filhotes têm que nadar bastante para comerem cada náuplio de artêmia.
Este teste indica que os filhotes preferem náuplio sobre os dois outros alimentos. Mesmo assim, eu prefiro os vermes de vinagre devido a não causarem problemas de bexiga natatória, são mais fácil de cultivar, nadam por toda a coluna d’água, encorajando os filhotes a nadar (ao invés de ficarem no fundo como os microvermes) e os filhotes não parecem inclinados a se superalimentarem com eles. Minha rotina atual é uma alimentação light de artêmias para cada quatro de vermes do vinagre. De vez enquanto eu dou microvermes para uma pequena variação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário